Atualizado em 11 de October de 2023

Ação

Patrimônio

Aberta a convocatória para o 6º Fundo Ibermuseus para o Património Museológico!

3_Banner Noticias

Contribuir para a adopção de medidas e ações sustentáveis destinadas a evitar e minimizar as deteriorações através da conservação preventiva e da gestão dos riscos é o objetivo do 6º Fundo. Desta forma, Ibermuseus pretende incidir na proteção do património museístico ibero-americano, na sua salvaguarda e na melhoria do seu estado de conservação e acesso.

“Gracias al 5º Fondo, tomamos consciencia de los riesgos externos y estructurales del museo y de lo importante que es saber actuar sobre ellos. Entre los impactos que nos dejó, primero está el generar vínculos con profesionales de las áreas de restauración y conservación que luego darán paso a proyectos futuros… Segundo, tomar en cuenta el tema medio ambiental, de actuar en el tema de la sostenibilidad incluyéndolo en el plan de conservación…” Gabriela Steinitz. Directora del Área de Colecciones. Casa Museo Trude Sojka

A convocatória estará aberta até 25 de março de 2024, às 23h59 (horário de Santiago do Chile, Chile) . Consulte o regulamento completo e guia de inscrição e cadastre seu projeto através da plataforma: http://convocatorias.ibermuseos.org

Com o 6º Fundo, Ibermuseus financiará a implementação de cinco projetos, 3 de assistência técnica e 2 de intervenção pontual em museus públicos, museus de gestão mista, museus comunitários e instituições museológicas, localizados em qualquer dos 22 países da região Ibero-americana.  Um total de 17.000€ será distribuído pelos cinco projetos beneficiários, de acordo com as seguintes características:

Assistência técnica: contratação de consultorias para identificação, avaliação e gestão de riscos no desenvolvimento e implementação de planos de conservação preventiva, ou para formação especializada de pessoal do museu que esteja ligada à prevenção de riscos aos acervos.
Intervenção Específica: aquisição de equipamentos ou ações específicas de readequação e melhoria de espaços e condições de conservação derivadas de análise técnica prévia.

Para apoiar as instituições na apresentação de suas propostas, criamos um repositório com os projetos beneficiários nas cinco edições realizadas anteriormente, que contribuíram para a proteção de 150.000 bens museológicos, através da realização de projetos em 20 instituições da Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Uruguai.  Consulte e inspire-se!

Para mais informações, entre em contato conosco: convocatorias@ibermuseos.org

Juntos e conectados, vamos mais longe!

Você está utilizando um navegador desatualizado. Por favor atualize seu navegador para visualizar corretamente este site.