Actualizado el 16 de August de 2016

Palabras clave
Noticias
País

Uruguayuruguai-1-aspect-ratio-276x276

Acción

Educación

Proyecto financiado por Ibermuseos viaja al norte del Uruguay

MUART UY_feat

Con presencia de alumnos de escuelas públicas, autoridades locales y medios de comunicación, inauguró el pasado viernes 12 en el MUART de Tacuarembó la muestra «Letras Planetarias», que podrá visitarse hasta el próximo 15 de setiembre.

Letras Planetarias es un proyecto desarrollado en el marco del Sistema Nacional de Museos y de la Red Museos y Educación, y cuenta con el apoyo del Programa Ibermuseos.Consiste en una propuesta  itinerante diseñada en base a una curaduría educativa trabajada cooperativamente. La muestra nos introduce en vidas y obras de referentes de la literatura nacional e internacional que cuentan en nuestro país con museos que les recuerdan (Juana de Ibarbourou, Juan José Morosoli, Pablo Neruda y Horacio Quiroga).

Se presentan aquí algunos temas motivo de su escritura: El amor, la naturaleza, la Historia y las historias, así como los objetos de la vida cotidiana. Textos, imágenes y palabras dan vida a estas LETRAS PLANETARIAS que conjugan lo local con lo global y nos introducen en los mundos de estos cuatro escritores.

La propuesta cuenta con contenidos totalmente digitalizados y es recorrida por los visitantes mediante el uso de dispositivos móviles (tablets).

PRESENTACIÓN DE LAS INSTITUCIONES PARTICIPANTES EN EL PROYECTO

Museu Histórico Regional de Melo (Melo-Cerro Largo)

Museu dependente da Intendência de Cerro Largo, que reúne coleções variadas de paleontologia, arqueologia e história do departamento arachan.

Museu ‘Juana de Ibarbourou’ (Melo-Cerro Largo)

É um museu gerido pela Associação de Escritores de Cerro Largo, que conta com o apoio da la Intendência de Cerro Largo. É a casa em que Juana de Ibarbourou viveu sua infância e juventude. São preservados os móveis e objetos pertencentes a poetisa.

Museu Juan José Morosoli  (Minas-Lavalleja)

Museu dependente da Intendência de Lavalleja, localizado na Casa da Cultura de Minas. No local, é possível apreciar os objetos pessoais do escritor e valiosos manuscritos.

Museu Pablo Neruda (Punta del Este-Maldonado)

Museu particular que conta com o apoio da Intendência de Maldonado. Apresenta uma coleção de fotografias de Neruda em Isla Negra, cartazes comemorativos e objetos pertencentes ao escritor e sua viúva Matilde Urrutia, destacando-se um herbário de plantas coletadas durante suas estadias na Atlântida.

Museu de AGADU (Montevidéu)

Museu dependente da Associação Geral dos Autores do Uruguai. Conta com uma exposição permanente de objetos pertencentes a personalidades da arte nacional (Gerardo Matos Rodríguez, Carlos Gardel, Margarita Xirgu, entre outros). Abriga um valioso centro documental, com arquivo fotográfico, biblioteca, hemeroteca e musiteca.

Museu da Palavra (Montevidéu)

Museu dependente do SODRE (Ministério da Educação e Cultura). Trata-se de um arquivo que, entre suas funções, procura colecionar e preservar documentos sonoros de personalidades reconhecidas em sua disciplina ou profissão, no âmbito nacional e internacional. Até hoje, abriga mais de 2000 registros e é uma fonte de consulta do público em geral.

PROARTE (CODICEN-ANEP)

Projeto transversal de inovação educacional dependente do CODICEN-ANEP, concebido como uma ferramenta para auxiliar na incorporação da experiência artística como parte do processo educacional integral das pessoas.

Projeto Sistema Nacional de Museus (DNC-MEC)

Dependente da Direção Nacional de Cultura (MEC), que visa fortalecer a institucionalidade, promover a cooperação e aperfeiçoar os recursos humanos e econômicos dos museus do Uruguai. Tem várias linhas de trabalho, entre as quais destacamos a construção de redes para o desenvolvimento de atividades socioculturais.

Rede de Museus e Educação

A Rede de Museus e Educação é um espaço interinstitucional que envolve museus públicos, privados e mistos de todo o país, bem como outras organizações com missões educativas e de ação cultural, tanto no âmbito formal como no informal. Compreende um grupo heterogêneo, representado a partir de questões territoriais (incluindo diferentes localidades do país), administrativas, disciplinares e temáticas (arte, história, antropologia, arqueologia, ciência e tecnologia), entre outros.

Fuente: http://www.museos.uy/index.php/noticias/item/1211-letras-planetarias-viaja-al-norte-del-uruguay-y-visita-el-muart-de-tacuarembo

Está utilizando un navegador obsoleto. Por favor actualice su navegador para ver este sitio correctamente.