Actualizado el 29 de September de 2014

Premio Ibermuseos de Educación

2º Lugar, Categoría I

País

Brasilbrasil-1-aspect-ratio-276x276

Año

2011

Responsable del Proyecto

Daina Leyton

Posición o Función

Coordenadora do setor de Acessibilidade

Departamento o Coordinación

Acessibilidade

Teléfono

+55 11 50851300

Enlaces

mam.org.br

Programa Igual Diferente

Sinopse:

Tendo como missão tornar a arte contemporânea brasileira acessível ao maior número possível de pessoas, o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) considera fundamental que todas as pessoas que desejam entrar em contato com a arte, independente de sua condição física, social ou psíquica, percebam e sintam realmente que esse universo lhes pertence.

Com esse intuito, o Programa Igual Diferente, desenvolvido desde 2002, promove cursos e atividades educativas, garantindo que o museu seja um espaço sem barreiras, sejam elas físicas, sensoriais ou intelectuais.

Unindo diversas modalidades artísticas com os mais variados públicos, o programa promove a aprendizagem, reflexão, prática artística e formação profissional.

Objetivos:

Orientar e estimular a apreciação e a produção artística para diversos públicos, possibilitando o livre acesso ao MAM e sua multiplicação aos espaços culturais.

  • O desenvolvimento constante de um espaço aberto e diverso, gerando nas pessoas um sentimento de pertencimento ao espaço museológico.
  • Produção, sistematização e difusão de conhecimento, gerando metodologias que possam ser apropriadas.
  • Conectar abordagens poéticas às teconologias assistivas para pessoas com deficiência. (Por exemplo: a audiodescrição do cinema, como um recurso poético, a interpretação em Libras como um recurso cênico interessante a todos).
  • Trabalhar a diferença para multiplicar as formas de conexão entre várias linguagens.
  • Promover atividades personalizadas e elaboradas de acordo com a demanda específica de cada grupo, a fim de proporcionar oportunidades para cada participante desenvolver o seu potencial criativo.
  • Difundir todas as atividades por meio de exposições, palestras, artigos reflexivos e blogs, no intuito de que a diversidade seja inscrita e considerada efetivamente na programação cultural do país.

Está utilizando un navegador obsoleto. Por favor actualice su navegador para ver este sitio correctamente.