Atualizado em 18 de May de 2017

Palavras-chave
Convocatórias, Notícias
Ação

Curadoria

Lançada a 4ª edição da Convocatória Conversaciones

Aplicaciones-Convocatoria conversaciones_WEB 986x350

Com o objetivo de fomentar a circulação de acervos e exposições de bens culturais entre países da Comunidade Ibero-americana, o Programa Ibermuseus apresenta a 4ª edição da Convocatória Conversaciones. Com o tema Museus e Comunidade, o Programa busca destacar o papel social dos museus, por meio do reconhecimento da memória social como um saber e um direito expressados em projetos expositivos.

O prazo de apresentação de propostas é de 18 de maio a 18 de julho, por meio da Plataforma Convocatórias do Portal Ibermuseus. Serão selecionados dois projetos, aos quais serão concedidos US$ 30 mil para cada.

Aplicaciones-Convocatoria conversaciones_WEB 370x245

Poderão participar dessa convocatória, museus, instituições de memória, museus comunitários, museus de sítio, ecomuseus, instituições culturais de base comunitária e demais instituições afins da Comunidade Ibero-americana. Devem ser vinculadas à administração pública ou instituições privadas sem fins lucrativos que atuem no campo do resgate, valorização e preservação da memória.

A convocatória pretende incentivar o diálogo entre instituições museais de dois ou mais países ibero-americanos, sendo que um deles necessariamente deve ser integrante do Conselho Intergovernamental do Programa Ibermuseus. O objetivo é formar redes de trabalho e construir de maneira participativa, projetos expositivos de acervos baseados na memória social.

Ibermuseus pretende evidenciar as relações entre instituições e sua comunidade, sendo valorizados os projetos que resgatem práticas de base comunitária; estimulem e promovam o diálogo entre vários atores sociais, culturais e econômicos; e fomentem o protagonismo de jovens e mulheres.

Os recursos serão destinados ao financiamento total ou parcial de projetos expositivos e sua circulação, e serão transferidos à instituição solicitante em duas cotas. A primeira para a produção e/ou readequação do projeto; e a segunda para a montagem e a itinerancia da exposição. Os resultados da convocatória serão divulgados até o dia 31 de dezembro de 2017.

Declaração da Cidade de Salvador

A Convocatoria Conversaciones é uma ação do Programa Ibermuseus em consonância com as diretrizes da Declaração da Cidade de Salvador, documento base para a cooperação ibero-americana no âmbito de museus que completa 10 anos em 2017. Através dessa Linha de Ação, se busca promover a cooperação, o intercâmbio, o diálogo e o encontro entre museus e profissionais da região.

Entre as outras ações desenvolvidas pelo Ibermuseus em 2017, estão o lançamento do Registro de Museus Ibero-americanos, a 8° edição do Prêmio Ibero-americano de Educação e Museus, um colóquio internacional sobre os 10 anos da Declaração de Salvador, o lançamento da memória do Programa, além de outras iniciativas que destacam como a Declaração se mantém vigente.

NOTÍCIAS RELACIONADAS:

Os 10 anos da Declaração de Salvador

Fundo de Emergência 2017 aberto a solicitações

Aberta a convocatória para o 8º Prêmio Ibero-americano de Educação e Museus

Você está utilizando um navegador desatualizado. Por favor atualize seu navegador para visualizar corretamente este site.