Atualizado em 05 de February de 2018

Palavras-chave
Notícias
País

Brasilbrasil-1-aspect-ratio-276x276

Instituto Brasileiro de Museus lança texto sobre o tema da Semana de Museus 2018: Museus hiperconectados

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) disponibilizou o texto de referência sobre o tema da 16ª Semana de Museus, que acontece no país de 14 a 20 de maio.

A intenção é dar subsídios para os museus participantes desenvolverem atividades focadas no tema Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos. O texto propõe uma aproximação tanto pelo viés tecnológico quanto por outras conexões possíveis.

“O modo de interação dos museus com seu entorno, especialmente nos grandes centros urbanos, foi impactado com o avanço da conectividade digital”, aponta. “Para alguns, a interação entre pessoas e máquinas tornou-se capital. Para outros, ainda há limites a serem superados para dar conta do novo paradigma digital”.

Tendo em vista que 46% dos domicílios brasileiros ainda não têm acesso à internet, segundo dados recentes, o texto provoca algumas reflexões: “Que novas abordagens são necessárias para engajar quem não está online? Que outras formas, para além da internet, estão disponíveis para se criar e estreitar laços com o meio onde se atua?”.

Leia e faça download da íntegra do texto.

Inscrições abertas

O formulário de inscrição de atividades na 16ª Semana de Museus encontra-se aberto até 12 de março na página do Ibram. Para participar, o museu ou instituição cultural interessada deve programar atividades em torno do tema (exposições, visitas mediadas, shows, palestras, exibição de filmes etc.). As atividades ocorrem exclusivamente sob a responsabilidade da instituição.

Fonte: Instituto Brasileiro de Museus

Você está utilizando um navegador desatualizado. Por favor atualize seu navegador para visualizar corretamente este site.