Atualizado em 27 de September de 2017

Palavras-chave
Notícias, Preservação
País

Brasilbrasil-1-aspect-ratio-276x276

Ação

Patrimônio

Ibermuseus e Ibram publicam edição bilíngue do Programa para a Gestão de Riscos ao Patrimônio Musealizado Brasileiro

Programa 986

Publicação digital está disponível nos idiomas português e espanhol, e inclui também uma Cartilha de Gestão de Riscos

Colaboração entre o Programa Ibermuseus e o Instituto Brasileiro de Museus – Ibram permitiu atualização e tradução do Programa para a Gestão de Riscos ao Patrimônio Musealizado Brasileiro e da Cartilha de Gestão de Riscos ao Patrimônio Musealizado Brasileiro, documentos publicados originalmente pelo Ibram, em 2013, que são ferramentas estratégicas para a preservação e salvaguarda do patrimônio cultural que resguardam os museus brasileiros.

“A publicação Gestão de Riscos tem como objetivo conscientizar os museus da necessidade de conhecer suas vulnerabilidades, possibilitando prevenir e mitigar possíveis riscos que possam afetar a pessoas, coleções e edificações. É importante que as instituições estejam prontas para lidar, da melhor maneira possível, com possíveis ocorrências”, explica Renata Bittencourt, diretora do Departamento de Processos Museais do Ibram.

“Com a publicação da edição bilíngue, em colaboração com Ibermuseus, o Ibram espera contribuir para que esses valores se disseminem amplamente, agora também pelos países da Ibero-América”, complementa Bittencourt.

A política do Ibram para a preservação do patrimônio serve de modelo para muitas outras experiências na Ibero-América. Os membros da Mesa Técnica de Patrimônio Museológico em Situação de Risco do Ibermuseus consideram que qualquer museu, independentemente de sua localização, tamanho, tipo ou disciplina, poderá utilizar os conteúdos e conceitos elaborados pelo Ibram em benefício de sua gestão institucional.

“Para o Programa Ibermuseus, promover a proteção e salvaguarda do patrimônio museológico e garantir a proteção das coleções museais ibero-americanas, mais que um compromisso, é uma prioridade”, afirma Magdalena Zavala, presidente do Ibermuseus.

Os documentos, disponíveis em português e em espanhol, estão disponíveis para download por meio desses links: Programa (Por)Programa (Esp), Cartilha (Por)Cartilha (Esp) . Boa leitura!

Você está utilizando um navegador desatualizado. Por favor atualize seu navegador para visualizar corretamente este site.