Atualizado em 05 de August de 2014

Palavras-chave
Cooperação
Ação

Patrimônio

Projeto de fortalecimento para a conservação do patrimônio cultural subaquático no cone sul americano

Com o objetivo de Contribuir ao desenvolvimento e ao fortalecimento do espaço ibero-americano de cooperação para a gestão e a conservação do Patrimônio Cultural Subaquático (PCS), o projeto aborda, integralmente, a problemática na região, através da conformação de uma rede de cooperação entre instituições e especialistas ibero-americanos, para a atualização do marco legal, a elaboração de protocolo de procedimentos e a formação de pessoal vinculado à gestão do PCS no Chile, Argentina e Uruguai.

Ações:

1. Três ações presenciais de formação, delimitadas a um número de vinte assistentes, a ser realizadas no Uruguai por cinco especialistas de instituições de referencia. Três especialistas de instituições espanholas (ARQUA e IAPC); um especialista proveniente da Subdirección de Arqueología Subacuática, INAH, México; um especialista proveniente de uma instituição norte americana de referência (Universidad de Clemson, Carolina do Sul, EUA).

2. Conformação de um grupo de trabalho – GT com representantes dos cinco países ibero-americanos envolvidos no projeto, para o estudo e atualização dos marcos legais existentes, nos níveis nacional e regional, para promover o adequado manejo dos bens culturais de ambientes subaquáticos.

3. Conformação de um GT com representantes dos cinco países ibero-americanos envolvidos no projeto, para a adequação e a elaboração de protocolos de tratamentos e procedimentos básicos, como o guia orientativo para consulta técnica e científica, que assegurem o correto manejo e a conservação dos materiais em meios atmosférico e aquático.

4. Registro e edição para a elaboração de documento audiovisual dos resultados obtidos.

Você está utilizando um navegador desatualizado. Por favor atualize seu navegador para visualizar corretamente este site.