Atualizado em 18 de May de 2018

Palavras-chave
Notícias

Ibermuseos lança nova marca e três convocatórias

Ibermuseos_Banner_Gerais

«Caros amigos,

Estamos muito felizes em lançar a nossa nova identidade visual e os três editais do nosso Programa (Prêmio Ibermuseus de Educação, Bolsas Ibermuseus de Capacitação e Fundo Ibermuseus para o Patrimônio Museológico) no Dia Internacional dos Museus, cujo tema é «Museus hiperconectados: Enfoques novos, públicos novos».

A essência do Programa Ibermuseus é promover conexões entre pessoas e instituições nos 22 países da América Latina e Península Ibérica que, reunidos, somam mais de 9.000 museus. Desde 2007, trabalhamos juntos para fortalecer os museus ibero-americanos através da qualificação e mobilidade dos trabalhadores dessas instituições; da proteção e valorização do patrimônio museológico; da produção e troca de conhecimento e da articulação de redes de trabalho.

O Prêmio Ibermuseus de Educação (ver edital), que chega à sua 9ª Edição é um exemplo disso. Dos 1.043 inscritos desde 2010 já tivemos 61 projetos premiados e 131 projetos reconhecidos com Menção Honrosa com mais de US$ 470.000 de investimento. São iniciativas valiosas e transformadoras do potencial educativo dos museus, que merecem nosso reconhecimento e fomento.

Também temos as Bolsas Ibermuseus de Capacitação (ver edital), que chega à sua 3ª Edição. Já tivemos 34 bolsistas e 183 profissionais diretamente capacitados em cursos e oficinas. Isso significa o fortalecimento das competências e conhecimentos dos trabalhadores de museus por meio de formações teóricas e práticas. Ou seja, equipes preparadas para enfrentar os desafios do futuro.

O Fundo Ibermuseus para o Patrimônio Museológico (ver edital) é outro exemplo. Desde 2013 apoiamos ações de assistência, socorro e proteção ao patrimônio museológico de regiões atingidas por inundações, terremotos, incêndios, conflitos bélicos, ameaças humanas e outras situações de calamidade no Brasil, no Equador e na Espanha. Estamos atuando para ajudar a preservar os bens da nossa região.

Estamos vivendo uma época incrível onde os museus estão se reimaginando, para serem mais relevantes. Abrindo suas portas, escutando a comunidade e propondo novos diálogos. Essa também é uma prioridade para o Programa Ibermuseus, que hoje, após 10 anos de atuação, inicia uma nova etapa, mais próxima a você. Juntos e conectados, vamos mais longe.»

Magdalena Zavala Bonachea

Presidente do Conselho Intergovernamental

Programa Ibermuseus

 

 

Você está utilizando um navegador desatualizado. Por favor atualize seu navegador para visualizar corretamente este site.