Atualizado em 20 de January de 2014

Prêmio Ibermuseus de Educação

Menção Honrosa

País

Chilechile-aspect-ratio-276x276

Ano

2014

Responsável pelo Projeto

Robinson Andrés Garrido Garrido

Cargo ou Função

Responsável da Area educativa

Departamento ou Coordenação

Área educativa do Museo La Ligua

Instituição

Museo La Ligua

Telefone

(+56 33)2712143

Recuperando el juego del Palín en la provincia de Petorca

BBPE-palin-CHILE-IBERMUSEOS

Sinopse

O presente projeto faz parte dos esforços permanentes do Museo La Ligua para vincular o trabalho social e educativo do museu com a comunidade e o território, especialmente em relação à criação de espaços de interculturalidade, já que há uma enorme e desconhecida riqueza proveniente dos povos nativos, como é o caso do jogo do Palín, um ritual da cultura mapuche.

Com base em antecedentes históricos e relatos de cronistas, o Palín foi praticado na província até o século XIX, desaparecendo abruptamente devido às proibições da Igreja Católica e do nascente Estado chileno. Tudo isso forneceu a base para este projeto, que teve como objetivo recuperar esse jogo ancestral mapuche para o território, além de promover o idioma, a história e a cosmovisão do seu povo.

Em termos metodológicos, o projeto contemplou a participação ativa de várias comunidades educativas da região e de todas as associações indígenas das cinco comunas da província de Petorca, sob a modalidade de prática educativa do Palín e de encontros comunitários e festivos em torno desse jogo.

Você está utilizando um navegador desatualizado. Por favor atualize seu navegador para visualizar corretamente este site.