Atualizado em 04 de January de 2016

Prêmio Ibermuseus de Educação

3º Lugar, Categoria I

País

Brasilbrasil-1-aspect-ratio-276x276

Ano

2015

Responsável pelo Projeto

Murilo Kammer

Cargo ou Função

Coordenador da Ação Educativa

Departamento ou Coordenação

Ação Educativa / Catapulta Cultural

Telefone

+55 11 2594 2601

Links

mube.art.br

FAZERMUSEU

FAZERMUSEU3

Sinopse

FAZERMUSEU é um Programa de Visitação Agendada e constitui-se na mais recente Ação Educativa do Museu Brasileiro da Escultura (MuBE). Foi desenvolvido especialmente para acolher grupos sociais ‘Parceiros do Museu’. Indica uma ação integrada, um convite para fazer junto – FAZERMUSEU! O FAZERMUSEU reimagina o Museu permanentemente, através de ações/vivências poético pedagógicas na esfera da arte. Tem como principal estímulo o contexto de vida de cada participante – presenciais e virtuais – e não apenas o acervo ou a programação expositiva da instituição. Transforma o seu espaço em plataforma de intercâmbio cultural capaz de aproximar universos diferentes em constante criação. Para essa tessitura colaborativa, desenvolveu-se uma nova dinâmica de trabalho que fez emergir, na prática, o conceito de ‘encontros integrativos reunindo os diversos estímulos para a criação pedagógica, ativados pela singularidade da presença e realidade de vida do grupo participante, que em cada encontro é convidado a inaugurar/fazer um novo Museu.

Objetivos

  • Expandir o trabalho específico com parceiros sociais do Museu. Com o objetivo de aumentar a participação de grupos no programa FAZERMUSEU, o EducaMuBE engaja-se progressivamente na descentralização das ações do FAZERMUSEU para zonas desfavorecidas, tendo como foco o atendimento de minorias sociais (sob os aspectos educacionais, culturais, sociais e econômicos) do Estado de São Paulo. Contudo, uma significativa abrangência aos públicos em locais ermos, ocorrerá de fato por intermédio do desenvolvimento de ‘laboratórios de encontros vivenciais e sequenciais’ que serão executados a partir da aplicação de recursos advindos de patrocínios institucionais em captação pela interlocução da gestão de produções culturais do MuBE face às ações educativas empreendidas.
  • Possibilitar a transformação da realidade social dos grupos participantes com o desenvolvimento colaborativo de criações poéticas.
  • Ser uma referência em criação pedagógica integrativa, tornando-se um núcleo aberto de redes com publicações virtuais (redes sociais e mídias) e impressa (elaboração de um caderno de ações educativas) de propostas e reflexões práticas vivenciais no campo da arte e educação em Museus.
  • Implementar novas estratégias com dispositivos móveis para os educadores, que ajudem a amplificar o trabalho (já existente) de publicação de registros em tempo real.
  • Abrir campo para o debate sobre novos paradigmas de visitação/encontros processuais em Museus, a partir de estímulos poéticos em novas imaginações e linguagens que não surjam exclusivamente em função do acervo ou programação expositiva e sim, a partir destes na relação com as urgências dos grupos sociais envolvidos.
  • Estimular uma estrutura de trabalho de grande flexibilidade em relação às elaborações pedagógicas realizadas pelos educadores, dando voz e sentido prático aos desejos pessoais e coletivos de aprendizagem dos participantes, sobretudo na esfera de linguagens específicas que despertam muito interesse como: Desenho/Graffiti, Sonoridades/Música, Expressão Corporal/Performance/Teatro, entre outras.
  • Garantir que o planejamento interno aconteça em plenitude, contando com todas as etapas previamente esperadas pelos participantes, assim como os frequentes desdobramentos em visitas externas nas quais a equipe de educadores vai ao encontro dos participantes, seja em suas instituições ou comunidades.

Você está utilizando um navegador desatualizado. Por favor atualize seu navegador para visualizar corretamente este site.