Atualizado em 19 de January de 2015

Prêmio Ibermuseus de Educação

3º Lugar, Categoria II

País

Brasilbrasil-1-aspect-ratio-276x276

Ano

2014

Responsável pelo Projeto

Marina Toledo

Cargo ou Função

Coordenadora do Educativo

Departamento ou Coordenação

Setor Educatico

Telefone

5+11+3322-0094 / 3664-3859

Estação Educativo –MLP Plataforma na WEB do Núcleo Educativo do Museu da Língua Portuguesa

estacaomlp7

Sinopse

A Estação Educativo MLP é uma plataforma na WEB pensada e criada pelo Núcleo Educativo do Museu da Língua Portuguesa em conjunto com a Matriz Digital Concept, com o objetivo de ampliar o acesso ao acervo e a mediação do Museu.

Essa plataforma se torna uma extensão direta do museu em um universo online, adaptada a um layout arrojado e intuitivo de acordo com as plataformas mais atuais, como tablets, smartphones e smart tvs. Saindo da estrutura tradicional de um site, foi desenvolvido um layout de conteúdos inspirado em um mapa do metrô, tendo como ponto central a Estação da Luz, prédio histórico que abriga o Museu, linhas de trens e metrô. Assim, trazemos o recorte histórico da localização do museu e aplicamos o conceito de design thinking. A rede esta embasada em uma estrutura que permite adicionar ou excluir novas estações. Dessa forma, linhas podem ser criadas para atender novos públicos e estações podem ser desenvolvidas para novos assuntos. Na estrutura atual duas estações permitem a participação do público: a estação “Como dizia minha avó” onde os visitantes podem acrescentar outras expressões relacionadas ao tema e História Sem Fim, construída com a colaboração de todos que quiserem.  A intenção e torná-la mais colaborativa. Caso esse projeto venha a ser contemplado com o prêmio, ampliaremos a linha de Jogos, pois nosso objetivo é trazer jogos da língua portuguesa que são utilizados no Museu para o ambiente online, oferecendo ao público em geral, novas possibilidades de interação com a nossa língua. Link do projeto: www.estacaoeducativomlp.com.br

Objetivos

Geral

Ampliar o acesso aos conteúdos do acervo do Museu da Língua Portuguesa.

Específicos

– Desenvolver ações educativas a partir do acervo de forma a aproximar os visitantes de seu idioma;

 – Elaborar estratégias de mediação e ferramentas de acesso para diferentes públicos;

 – Criar espaços de reflexão sobre a língua e a cultura brasileiras;

 – Valorizar a diversidade de falares e da cultura brasileira;

 – Favorecer o intercâmbio entre os países de língua portuguesa;

Você está utilizando um navegador desatualizado. Por favor atualize seu navegador para visualizar corretamente este site.