Atualizado em 13 de December de 2017

Prêmio Ibermuseus de Educação

Menção Honrosa

País

Portugalportugal-aspect-ratio-276x276

Ano

2017

Responsável pelo Projeto

Ana Moderno

Cargo ou Função

Conservadora do Museu

Telefone

(+351) 244 769 878

"À Descoberta dos Sentidos" - Atividades de sensibilização para a inclusão e cidadania

Museu Batalha 986

Sinopse

O Museu da Comunidade Concelhia da Batalha (MCCB) é um equipamento cultural tutelado pelo Município da Batalha, e localiza-se perto do Mosteiro de Santa Maria da Vitória, monumento classificado património da UNESCO. Inaugurado em 2011, o MCCB procura o estudo, a preservação, a valorização e a divulgação do Património da região da Batalha, no centro de Portugal. O MCCB assume-se como um museu inclusivo, tendo ao dispor diversos recursos acessíveis, tais como objetos para tocar, maquetas tácteis, audioguias, vídeos em Língua Gestual Portuguesa, mobiliário ergonómico, informação em Braille, entre outros.

O MCCB inclui no seu programa educativo, atividades que sensibilizem para a inclusão e cidadania, nomeadamente: “Pintura às escuras” – oficina sensorial Esta atividade é um desafio aos sentidos dos mais jovens (e não só). Ao som de uma audiodescrição alusiva a uma pintura da exposição, acerca da Batalha de Aljubarrota, e de olhos vendados, são as mãos que tomam o rumo do traço de uma pintura feita sem ver, mas com recurso à concentração e à imaginação. No final, tirando as vendas dos olhos, é possível comparar os trabalhos feitos desprovidos do sentido da visão e a pintura exposta; “Pedras no meu caminho?” – visita sensorial. Os participantes são convidados a comunicar sem som e sem o sentido da visão. Ao longo do espaço expositivo, são lançados diversos desafios, entre os quais: a exploração de texturas, através das mãos e dos pés (exemplos: objetos, temperaturas diferentes, tapetes sensoriais), enquanto os olhos são vendados. Noutro momento, os participantes são desafiados a comunicar através da expressão corporal e facial, sem som. A atividade, para além de sensibilizadora para a cegueira e para a surdez, é também divertida, estimulando a autoconfiança de crianças e de adultos; “À descoberta dos sentidos” – visita de olhos vendados ao MCCB e ao Mosteiro de Santa Maria da Vitória, conduzida por pessoas cegas (http://museubatalha.com/video/14adescoberta-dos-sentidos). Iniciativa destinada ao público geral, que conta com a parceria da ACAPO (Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal). Os participantes levam vendas nos olhos totalmente escuras ou simuladoras das baixas visões. Divididos em pequenos grupos, a pessoa cega ou de baixa visão é seguida, através do ombro e, em fila, por um pequeno grupo de pessoas. No percurso há várias paragens, nas quais são feitos desafios sensoriais: sentem-se cheiros, degustam-se sabores, tateiam-se objetos, ouvem-se sons. A iniciativa obteve muito sucesso quando pela primeira vez foi lançada no MCCB.

Por essa razão, quis a equipa juntar-se em parceria ao Mosteiro. Partindo dos mesmos objetivos, no monumento os participantes puderam tatear a pedra rendilhada ou ouvir música sacra. A atividade visa essencialmente a partilha de experiências entre participantes normovisuais e pessoas cegas ou com baixa visão, sensibilizando-se os primeiros para as dificuldades que os segundos enfrentam no seu dia a dia.

Objetivos

  • Sensibilizar a comunidade para os valores da acessibilidade e fruição culturais, promovendo uma cidadania mais crítica;
  • Criar desafios, junto dos mais jovens e dos adultos, que despertem para sentir o “lugar do outro”, por meio de estímulos criativos;
  • Facultar o acesso da cultura a todos os cidadãos com e sem deficiência;
  • Promover o acesso físico e intelectual do espaço museológico, minimizando ou eliminando barreiras;
  • Potenciar experiências museológicas enriquecedoras, garantindo a realização de atividades de sensibilização diferenciadoras que juntam aprendizagem e ludicidade;
  • Complementar os programas escolares com ações específicas e experiências que facultem o contato com objetos reais e com a história local.

Você está utilizando um navegador desatualizado. Por favor atualize seu navegador para visualizar corretamente este site.